terça-feira, 15 de março de 2016

Aula - 15/03/2016 - Gestão da Demanda e dos Estoques ( Dinâmica dos estoques e pedido de reposição )

AULA 15/03/2016

Objetivos da aula: 
A dinâmica do estoque, cálculos e formulas que servem para controlar as vendas e saída de produtos e mercadorias, e o momento que devo solicitar o pedido de reposição do estoque.
( Imagem ilustrativa fonte: vídeo aula Professor Joselias)

Gestão da Demanda e dos Estoques - Setor Supermercadista

A gestão dos estoques do setor supermercadista, permitira que não faltem produtos nas gôndolas desses estabelecimentos,  contribuindo com a satisfação do cliente.

Uma das estratégias é colocar um funcionário responsável, por realizar uma ronda em seu setor especifico, alimentando uma planilha para ser levantado um relatório diariamente, com a quantidade de cada produto. O monitoramento da quantidade de estoque vai impedir que haja percas nas vendas e na qualidade.

Pedido de Reposição

Os pedidos de reposição, tem de levar em consideração, a  demanda, o estoque de segurança e o tempo para entrega do lote.  Se houver erro nesse controle, a empresa corre o risco de ficar sem matéria-prima para a produção.
Demanda é o que vou vendendo, conforme o estoque é sendo utilizado pela demanda vai caindo o nível, sendo assim é importante saber em qual momento solicitar o pedido.
O controle na reposição do estoque é fundamental para aumentar o lucro da empresa, para solicitar o pedido um dos pontos chaves é pesquisar o tempo para reposição, a demanda e estoque minimo.


PR = Emin+D x T

Giro de Estoque

É importante fazer uma avaliação do seu estoque para não trazer produtos que não tem saída e gera consequências como dinheiro e investimento parado.
Para calcular o giro do estoque é necessário calcular a quantidade vendida no período que o estoque permaneceu na empresa.


Exemplo: o estoque médio de um exportador de soja é de 300 sacas, e a empresa vende 3500,00 sacas ao ano. Portanto, o giro de estoques dessa empresa é 3500 / por 300 = 11,66. 

12.30 - gerenciamento de estoque controle é o que garante a agilidade na hora reposição
Fonte:http://www.nl.com.br/blog/tecnologia/a-importancia-da-velocidade-na-reposicao-de-estoque/


Principais pontos abordados:

Abordamos o cálculo de demanda, cálculo de tempo de reposição de lote, cálculo de estoque mínimo, cálculo de estoque de segurança e possíveis planejamentos futuros de demanda baseado no estoque médio. Vimos também sobre cobertura média que informa a disponibilidade em termos de estoque, rupturas no seu estoque e afetará seu nível de serviço de atendimento de pedidos.

Palavras Chaves: 
Controle
Planejamento

Material Complementar:

Neste vídeo Professor Joselias, resolve uma questão de controle de estoque. Ensina passo a passo os cálculos para chegar num resultado exato do intervalo de um lote.https://www.youtube.com/watch?v=J0lRz83b_Go

terça-feira, 8 de março de 2016

Aula - 08/03/2016 - Conhecendo sobre Logística: Dinâmica dos Estoques e Fluxos.

AULA 08/03/2016

Objetivo desta aula: 
O conceito da gestão de estoques originou-se na função de compras em empresas que compreenderam a importância de integrar o fluxo de materiais a suas funções de suporte, tanto por meio do negócio, como por meio do fornecimento aos clientes imediatos. Isso inclui a função compras, acompanhamento, gestão de armazenagem, planejamento e controle de produção e gestão de distribuição física. 


( Imagem Ilustrativa: fluxo de estoques entrada/saída de suprimentos)


Principais pontos abordados:
Os principais pontos foram a dinâmica dos estoques e a importância que se tem de aplicar no estoque de segurança, tempo de reposição de encomenda ou pedido, estoque máximo, estoque médio que serve para calcular o fluxo de vendas mensal ou anuais e os problemas que se escondem no estoque tais como:falhas, atrasos e etc.

Palavras Chaves:

Dinâmica
Reposição
Estoque
Demanda


Material Complementar:
Este material complementar simplifica melhor como funciona a base dos estoques, explicando como fazer para suprir demandas de pedidos e como fazer para controlar e planejar seus estoques em diversas áreas do comércio (mercado, lojas de roupas) link: https://www.youtube.com/watch?v=O6eMzRrjO5w

terça-feira, 1 de março de 2016

Aula - 01/03/2016 - Gestão da Demanda e dos Estoques

AULA 01/03/2016

Oque é logística?

  •     “A logística é um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoques, etc) quase repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor.”(Ballou, p. 29, 2006).

Objetivos desta aula: Relatar onde a logística está presente em nosso cotidiano, qual a sua importância, e quais as áreas que se aplicam a mesma. Bem como também a gestão de estoques e suas cadeias de suprimentos.


(Imagens ilustrativas retiradas da web/estoque de reserva Doméstico) 


Estoques são os produtos, componentes e materiais de propriedade da empresa, armazenados para fins de uso futuro (venda, produção, serviços). Podem estar na empresa, num armazém, num terminal, ou em trânsito (Panitz, 2010).

Principais pontos abordados:

Logística, e seus setores ( empresariais, comércios, serviços e agronegócio), gestão de logística na cadeia de suprimentos e estoques. 
As decisões que envolvem a logística, tipos de estoques na cadeia de suprimentos e para que servem os estoques e oque envolvem os estoques.



(Imagens retiradas de Danone LTDA (CD Guarulhos)

Palavras Chaves:


  • Planejar 
  • Controlar
  • Eficiência 
  • Eficácia
  • Estoques

Material Complementar:
O sucesso econômico de um hotel depende, em grande parte, de uma boa política de compras e gestão de estoques. A determinação do que comprar e do quanto comprar baseia-se na previsão de vendas. Este vídeo comenta um pouco sobre a gestão na área da hotelaria.
https://www.youtube.com/watch?v=zMADlNknkw8

Em sua visão, qual tipo de transporte vai mais crescer em cinco anos ?